terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia de Santo - São Tomás de Aquino

“Rogo a Deus como se esperasse tudo d’Ele, mas trabalho como se esperasse tudo de mim
(São Tomás de Aquino)


     
São Tomás de Aquino nasceu em março de 1225 no castelo de Roca-Sica, perto da cidade de Aquino, no reino de Nápoles, na Itália. Com apenas cinco anos seu pai, conde de Landulfo d’Aquino, o internou no mosteiro de Monte Cassino. Aí iria ser educado pelos sábios monges beneditinos, ordem religiosa fundada por Bento de Núrsia exatamente naquele local.
    Dedicou-se em seus primeiros anos de estudos, e mais tarde ingressou na Faculdade de Nápoles. Então conheceu os frades dominicanos, e mais tarde, aos seus 18 anos, tornou-se também dominicano. Após a sua decisão, seus pais e irmãos ficaram decepcionados, pois Tomás era muito inteligente, e teria uma carreira brilhante pela frente. Como a família estava insistindo muito, São Tomás foi transferido para Paris, mesmo com a proposta feita a ele, de ter tudo o que desejava. Mas foi trazido a forças, e retornou a casa de seus pais. 
    Seus irmãos, insatisfeitos com toda aquela situação, armaram uma cilada para São Tomás. Colocaram no seu quarto uma mulher jovem, bonita e formosa, a fim de desvirtuá-lo. Quando a moça entrou no seu quarto, ele agiu no mesmo instante, e a colocou pra correr, com uma espada na mão e um tição da lareira. Após a moça sair correndo, riscou a porta com um grande sinal da cruz. 
   Dois anos depois, sua mãe Teodora concordou em libertá-lo. Deixou-se seguir para o convento de Nápoles em 1245. Acompanhado pelo Superior Geral, João o Teotônico, Tomás partiu para Paris. Dali foi para Colônia na Alemanha. Foi discípulo de Santo Alberto Magno com o qual logo se afinou culturalmente. Os estudantes de Colônia tinham muitas discussões filosóficas. Nelas Tomás tomava parte ativamente.
   Grande o proveito que tirou das discussões de filosofia e teologia de Alberto Magno, cujos conhecimentos eram brilhantes. Com ele Tomás aprendeu que a verdadeira vida de um ser racional é fazer de sua inteligência uma ascensão contínua até chegar aos mais altos conhecimentos inteligíveis, atingindo a ciência da alma e a ciência de Deus. Ótimo discípulo, Tomás se diferenciou entre os colegas, obtendo fama pelo seu talento indiscutível.
   Era quieto, e não gostava de perder tempo com conversas sem sentido, se dedicava a estudar. Foi até apelidado de boi mudo, por um colega seu que levou a Alberto magno algumas discussões referentes a ele, mas foi retrucado com uma profecia que se realizou: “Chamais Tomás de “o boi mudo”, mas vos asseguro que seus mugidos ouvir-se-ão por toda a terra”. De fato, até hoje são inúmeros os seguidores de Tomás de Aquino, chamados tomistas.
   Foi mestre, doutor e escritor de vários livros e artigos. Conseguiu unir a Ciência, Filosofia e a Teologia, em que a sua principal produção foi a Suma Teológica dividida em três partes. 
    E nos seus 53 anos, foi surpreendido pela morte, no dia 7 de março de 1274 no mosteiro cisterciense de Fossanova, estava a caminho do Concilio de Lião. E ainda na sua morte, teve forças para falar aos monges sobre o Livro do Cântico dos Cânticos. 
    Conta-se que certa ocasião, diante de um Crucifixo, Tomás ouviu de Jesus estas palavras: “Bem escrevestes sobre mim, Tomás, que prêmio quereis”? Respondeu ele: “Nada senão a Ti mesmo, Senhor”. Prestes a morrer pronunciou estas palavras, após receber a Eucaristia: “De ti, Senhor, me veio o preço da redenção da minha alma! Todos os meus estudos, vigílias e trabalhos foram por teu amor”.
    Foi declarado Santo pelo Papa João XXII que o canonizou em 1323. Paulo V em 1567 o declarou Doutor da Igreja e Leão XIII e o proclamou em 1879, padroeiro de todas as escolas católicas. No dia 28 de janeiro, celebra-se o dia seu dia. 
   São Tomas se lançou em uma caminhada fabulosa, guiado por Deus, transformou a Filosofia, unindo a Fé e a razão, direcionando-as para o Céu. 

Oração de São Tomás de Aquino

Ó Deus Eterno e Todo-Poderoso, eis que me aproximo do sacramento do Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Imploro, pois, a abundância da Vossa liberalidade, para que Vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza, vestir minha nudez. Que eu receba o Pão dos anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e humildade, com a contrição e devoção, com a pureza da fé, com o propósito e intenção que convém à salvação de minha alma. Dai-me que receba não só o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus Cristo, mas também seu efeito e sua força. Ó Deus de mansidão, fazei-me acolher com tais disposições o Corpo que Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria. Que eu seja incorporado ao Seu Corpo Místico e contado entre Seus membros. Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora Vosso Filho sob o véu do sacramento, possa eternamente contemplá-lo face a face. Amém.


Avante Sentinelas.
Paz e FOGO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário