quinta-feira, 14 de abril de 2011

Entrevista - William Gomes

Conversamos um pouco com William Gomes, Coordenador Estadual do Ministerio Jovem do Paraná.
Conheça um pouco da vida dele, e do direcionamento do MJ.

Fique LIGADO.





Primeiramente, gostaria que você se apresentasse, e falasse um pouco da sua história dentro da RCC e em particular do MJ.

 Meu nome é William Gomes. Sou natural do Estado da Bahia, fui missionário da Canção Nova durante quase 8 anos. Durante este tempo fui seminarista e cursei a Faculdade de Filosofia e Teologia. Trabalhei também com televisão durante 5 anos. Sai da C. Nova em Julho de 2006. Fiquei mais uns 6 meses em Curitiba.
 Em Janeiro de 2007 comecei a namorar minha esposa Cristiane, ela residia em São José dos Pinhais, por este fato fui morar em São José, para economizar o combustível. (risos). Por Providência Divina, naquele ano, para ser mais exato no dia 19 de Março São José deixava de ser um setor de Curitiba, e se tornava a diocese mais nova do Paraná! Percebi a mão de Deus, e fui impulsionado a ajudar a Renovação Carismática que dava seus primeiros passos como diocese.
Neste ano comecei a participar e ajudar o DDD que estava retornando seus trabalhos com os PROC JOVEM que acontecia a cada 15 dias. Nessa época o Silvio tomou a frente de todo este recomeço. Também neste ano fui convidado pelo Jacir, então coordenador Diocesano a participar do núcleo diocesano.
 No inicio de 2008, o Jacir me convidou para assumir a coordenação do Ministério Jovem, nós já tínhamos um grupo de pessoas que sempre estavam juntos no DDD, coloquei mais algumas lideranças de outros grupos e setores e formamos o primeiro núcleo do Ministério Jovem da Diocese de São José dos Pinhais. O primeiro grupo era formado por: (William, Cristiane, Silvio, Daniele, Mariana, Abilio, Lorival, Jaciara, Anderson e Rômulo)
 O tempo passou, nós fomos para vários Congressos Estaduais, Nacionais. Fizemos vários retiros, dia de louvor etc. Quando a diocese começou, nós tínhamos, se não me engano, 6 grupos de oração jovem. A diocese cresceu, surgiram nossos líderes, novos grupos graças a Deus. No Final de 2009 fui convidado pelo Luiz César Coordenador Estadual, para assumir a Coordenação Estadual do Ministério Jovem, a qual estou no segundo ano de Coordenação.

 Ano passado, vivemos momentos maravilhosos no ENJ(Encontro Nacional Jovem), que aconteceu no maracanazinho, Rio de Janeiro, um deles foi a entrega da CRUZ e do ÍCONE, referente a profecia proclamada em 2007 no ENF(Encontro Nacional de Formação), gostaríamos que você falasse um pouco sobre a importância desse acontecimento, e o que essa cruz e ícone tem feito no estado do Paraná?

 Esta moção da Cruz e o Ícone surgiu justamente de uma profecia que o Senhor nos deu em Brasília. Ela é importante, por que a Profecia é um Oráculo, é uma promessa. O Senhor tem nos falado que estamos vivendo um tempo de cumprimento de suas promessas. O fato da Cruz estar visitando todas as dioceses do Brasil, é a promessa se cumprindo: São os jovens que carregarão a Cruz e o ícone de minha mãe. A Cruz e Maria são essências em nossa fé como católicos. A Cruz é o símbolo da nossa fé. Muitos, ao ver Jesus na cruz, enxergaram um Jesus derrotado, mais era o contrario, na Cruz estava nossa vitória!!! Por isso por onde a Cruz tem passado dentro do nosso Estado, a VITORIA de Deus tem sido estabelecida. Pessoas têm mudado de vida, pessoas têm saído da depressão, famílias tem se reconciliado. A Cruz é o sinal da
Vitoria, e Maria está sempre junto, pois ela foi a testemunha da grande vitória de Jesus sobre a morte, sobre o pecado!!!
 Com tudo isto, por dizer que a Cruz ao visitar nosso Estado, pessoas novas tem se levantado, e nosso Estado tem se transformado cada vez mais, em Estado permanente de Missão...

 Nós sabemos que a moção para RCC esse ano é Lc 5, 5 "Por causa da tua palavra, laçaremos as redes...", qual é a importância dessa moção para o MJ?

 Esta Moção nos faz tocar na essência do que somos. O Doc. Evangelli Nuntiandi do Papa Paulo VI vai nos dizer que a Igreja nasceu para evangelizar. O Motivo de a Igreja existir não é outro se não fazer Jesus conhecido, e para fazer Jesus conhecido é preciso lançar as redes.
 Nesse exato momento da historia precisamos confiar na palavra de Deus, e confiando nessa palavra que cura, salva e liberta, precisamos lançar as redes. O Senhor só nos diz: Lance as redes. Nós Renovação somos chamados a pescar, vão vir outros para catequizar, formar, mas a nós cabe principalmente o primeiro anuncio. A nós cabe o lançar, o inicio de tudo, que é anunciar ao mundo que Deus os ama!!! Se muitas igrejas estão vazias é por que não tem pessoas pescando. Seja você um pescador, lance as redes...

 Hoje o ministério jovem tem um nome e uma identidade, Sentinelas da Manhã, como tem sido viver essa identidade, esse modo de vida?

 Olha o que nos distingue é o DNA e nome. Como jovens, nós temos uma identidade e um nome: Sentinelas da Manhã. Este nome foi dado por João Paulo II, que amava a juventude. Mas além do nome, a nossa identidade é muito importante. A Igreja é rica em movimentos e pastorais, e o nosso jeito de ser Igreja: é sendo Renovação Carismática Católica. Essa é a nossa Identidade. Nós nascemos sobre o Sopro do Espírito, com um chamado especifico de levar a todos o batismo no Espírito Santo.
Somos os portadores da Boa Noticia, somos os Sentinelas da Manhã, impulsionados pelo Espírito Santo a Evangelizar de uma forma jovem, atraente e cativante. Somos desafiados a escrever os próximos 40 anos da R.C.C, somos responsáveis pelo futuro deste movimento.
Tenho vivido este tempo com muita alegria. Me sinto mais maduro, mais responsável pela juventude, pela Igreja, pela Renovação.

E como considerações finais gostaria que você deixasse uma mensagem para a juventude de São José dos Pinhais.

Só amamos aquilo que conhecemos. Nas linhas acima, minha vida está totalmente entrelaçada com a historia da R.C.C, da Diocese de São José dos Pinhais, com a historia da juventude. Não me arrependo do que vivi ao longo dos meus 14 anos de caminhada. Eu amo a R.C.C
Para você que está chegando, ame este movimento, ame esta diocese. Continue a escrever sua historia, continue a escrever a historia da juventude, do nosso movimento. Seja obediente, quem obedece não erra

Viva um Alto Nível de Comprometimento!!!
Grande abraçoooooooooo


Avante, Sentinelas!
Paz e FOGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário