terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia de Santo - São Francisco de Assis

“Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna”.
( São Francisco de Assis)


São Francisco de Assis nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Seu pai era comerciante, sua mãe pertencia a uma nobre família da Provença. Tanto o pai como a mãe eram ricos. Mas com todo o dinheiro de seus pais, não se interessava muito em estudar, e sim, divertir-se com coisas vãs.
Aos 20 anos, quando começou a discórdia entre as cidades de Perugia e Assis, caiu prisioneiro. A prisão durou um ano, e a suportou alegremente. Após sua liberdade, caiu gravemente ferido, mas logo depois de se recuperar, determinou ir combater no exército de Galterio e Briena no sul da Itália. Com essa decisão, comprou uma bela armadura, e um manto. Mas um dia, Deus lhe traria a certeza do chamado de entregar a sua vida a Ele. Foi quando, vestido com seu belo traje trombou com um cavaleiro mal vestido que havia caído na pobreza. Totalmente comovido por aquele momento, São Francisco, trocou suas roupas com aquele pobre cavaleiro. Na mesma noite, viu em sonhos um esplendido palácio com salas cheias de armas, sobre as quais se tinha gravado o sinal da cruz e lhe pareceu ouvir uma voz que lhe dizia que essas armas lhe pertenciam, e também a seus soldados.
Outro momento marcante em sua vida foi quando foi passear a cavalo pela vila de Assis, e encontrou um leproso. As feridas do mendigo o aterrorizavam, mas em vez de fugir, se aproximou do leproso, ao qual o estendeu a mão por uma esmola, e naquele momento sabia que tinha que se entregar ao amor de Deus.  São Francisco, enfim, venceu a sua vontade, abraçou o leproso, e lhe deu um beijo, movido pela ação do Espírito Santo, para que assim, dissesse seu sim a Deus. A partir de então, começou a visitar os enfermos nos hospitais, levando-os presentes e cuidados.
Em certa ocasião, enquanto orava na Igreja de São Damião, lhe pareceu que o crucifixo repetia três vezes: “Francisco, repara a minha casa, pois olhas que está em ruínas”. Após, viu que a Igreja estava em mal estado, e pegou vários tecidos do seu pai e os vendeu, juntamente com seu cavalo. Então, juntou todo o dinheiro e entregou ao sacerdote encarregado da Igreja de São Damião.
Depois de tantas experiências, São Francisco começou a sua missão e peregrinação em muitos países da Europa, auxiliando os pobres e enfermos, em uma santidade heróica, com um ardor missionário. Ajudou na reforma de várias Igrejas, entre elas, a Igreja de São Damião, e a Igreja de São Pedro.
No ano de 1224, se retirou ao Monte Alvernia e construiu ali uma pequena cela. Perto do dia da Santa Cruz, o milagre dos estigmas. São Francisco ocultou aos olhos dos homens os sinais da paixão do Senhor que tinha impresso no corpo, levando sempre as mãos dentro das mangas do hábito, e escondendo os seus pés.
Por causa da sua ida ao Egito, sua vista ficou comprometida, chegando quase a ficar cego.  Os dois últimos anos de sua vida foram de grandes sofrimentos, pois sentia fortes dores, consequência da malária contraída no Egito.
Em seus últimos momentos, antes que a irmã morte o encontrasse, pediu para seus seguidores que fosse realizada a leitura da Paixão do Senhor segundo São João. Morreu no dia 3 de outubro de 1226, aos 44 anos, após a leitura do Evangelho, cumprindo seu chamado, assumindo-o verdadeiramente, por amor a Deus, até as últimas consequências.
Sua canonização ocorreu Em 16 de julho de 1228, em Assis, e foi presidida pelo papa Gregório.

São Francisco de Assis assumiu o chamado designado a ele, e através de seu testemunho e exemplo de vida, muitos dos seus amigos, que zombavam de sua conversão, passaram a segui-lo, pois através da vida de São Francisco, conheceram a Cristo, e se encontraram consigo mesmos.

Oração a São Francisco

Glorioso São Francisco, Santo da simplicidade, do amor e da alegria. No céu contemplais as perfeições infinitas de Deus. Lançai sobre nós o vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador que nos conceda as graças que pedimos por vossa intercessão, vós que sempre fostes tão amigo dele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.
São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.

ORAÇÃO DA PAZ

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.


Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.


Avante Sentinelas.
A Paz e FOGO!

2 comentários:

  1. "Fazei de mim...instrumento de tua PAZ Senhor"

    ResponderExcluir
  2. Que a cada dia mais nós cresçamos na simplicidade e humildade e assim como São Francisco de Assis nos coloquemos, a serviço de nossos irmãos, que mais necessitam de atenção e principalmente de amor

    ResponderExcluir