quarta-feira, 27 de abril de 2011

Papa João Paulo II

“ Quando a luz vai diminuindo ou desaparece totalmente, deixa-se de poder distinguir a realidade circundante. No coração da noite, pode-se sentir medo e insegurança, aguardando-se então com impaciência a chegada da luz da aurora. Amados jovens, é o vosso turno de ser as Sentinelas da Manhã (cf. Is 21,11-12) que anunciam a chegada do sol que é Cristo ressuscitado! “
( João Paulo II- JMJ Toronto)



         João Paulo II é uma das figuras mais marcantes da história recente, na Igreja e no mundo, e tem atrás de si a herança de um longo Pontificado de 26 anos e meio.
Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de Maio de 1920 em Wadowice, no sul da Polônia, filho de Karol Wojtyla, um militar do exército austro-húngaro, e Emília Kaczorowsky, uma jovem de origem lituana. Aos 9 anos de idade passou por um momento difícil com o falecimento de sua mãe ao dar à luz a uma menina que morreu antes de nascer. Três anos mais tarde faleceu o seu irmão Edmund, com 26 anos, e em 1941 morre o seu pai. Em 1938 foi admitido na Universidade Jagieloniana, onde estudou poesia e drama. 
Antes de ingressar na vida religiosa, trabalhou em uma mina e em uma indústria química na Polônia, justamente na época em que o país era ocupado por tropas nazistas. Após entrar no seminário, foi ordenado sacerdote em 1946. No dia 23 de Setembro de 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar do administrador apostólico de Cracóvia, D. Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do episcopado. Participou do Concilio Vaticano II, e foi um dos responsáveis na elaboração da Constituição Dogmática Lumen Gentium e a Constituição conciliar Gaudium et Spes.
Em Maio de 1967, aos 47 anos, o Arcebispo Wojtyla foi nomeado Cardeal pelo Papa Paulo VI. No ano de 1978, morre o Papa Paulo VI, e é eleito como novo Papa o Cardeal Albino Luciani de 65 anos que tomou o nome de João Paulo I, entretanto, falece 33 dias após a sua nomeação e no dia 15 de Outubro de 1978, o Cardeal Karol Wojtyla é eleito como novo Papa, o primeiro papa não-italiano desde 1522.
Um peregrino, assim conhecido no mundo todo, com sua simpatia, de acolher as pessoas, com simplicidade e amor. Viajava a vários lugares, lutou em defesa da vida humana, e transmitiu a todos, o evangelho, através da sua  vida e missão.
Porém, seu pontificado, um dos três mais longos da história, sofreu um grande susto no dia 13 de maio de 1981, quando foi baleado pelo turco Mehmet Ali Agca durante uma missa que celebrava na Praça São Pedro, o Papa perdoou-o duas vezes: uma ainda no hospital e outra em 1983, quando o visitou na prisão. O atentado terrorista marcou o início de seus problemas de saúde. No mesmo ano, Wojtyla foi internado novamente para se tratar de uma infecção derivada da operação. Na década de 90, foi operado de um tumor benigno no cólon, perdeu a vesícula biliar, fraturou o fêmur e passou a conviver com o mal de Parkinson. 
Apesar da debilidade física que marcou a fase final do seu pontificado, e que suscitou, em várias ocasiões, rumores sobre a sua morte, nunca perdeu a capacidade missionária.
Morreu aos 84 anos, após uma vida consagrada a sua missão, em seus aposentos no Palácio Apostólico do Vaticano (Roma), às 21h37 (16h37 de Brasília) do dia 2 de abril de 2005.
Após 6 anos de sua morte, nesse domingo, dia 1º de maio, no II Domingo da Páscoa, João Paulo II será beatificado, o Rito será presidido pelo Papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.


Oração para pedir favores pela intercessão do servo de Deus o Papa João Paulo II

“Ó Trindade Santa, Nós vos agradecemos por ter dado à Igreja o papa João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor.
Confiado totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna convosco.
Segundo a vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos, na esperança de que ele seja logo inscrito no número dos vossos santos. Amém”.



Avante, Sentinelas. 

A Paz e Fogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário