terça-feira, 29 de março de 2011

Vida de Santo - Beata Elena Guerra

Beata Elena Guerra


“A vinda do Espírito Santo no Cenáculo foi como o beijo da reconciliação dado por Deus à humanidade redimida no sangue de Jesus”
 (Elena Guerra)

 Elena Guerra nasceu em Lucca, na Itália, no dia 23 de junho de 1835. Viveu e cresceu em um clima familiar totalmente religioso. Durante uma longa enfermidade, passou a se dedicar à meditação da Palavra de Deus e ao estudo dos Padres da Igreja.

 Em abril do ano de 1870, Elena vive um momento determinante em sua vida. Participa de uma Peregrinação pascal em Roma juntamente com seu pai, Antônio. Entre outros momentos marcantes, a visita as Catacumbas dos Mártires confirmou nela o desejo pela vida consagrada.

 No ano de 1886, Elena sente o primeiro apelo interior a trabalhar de alguma forma para divulgar a devoção ao Espírito Santo na Igreja. Para isto, escreve secretamente muitas vezes ao Papa Leão XIII, pedindo para que o Papa chame novamente os cristãos para um retorno ao Cenáculo.

"O Pentecostes não terminou; de fato é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que o desejam, podem recebê-lo sempre; portanto não temos nada a invejar aos Apóstolos e aos primeiros cristãos; nós só temos que nos dispor como eles, a recebê-lo bem e Ele virá a nós como veio a eles”.

 Unida a sua vida profunda de oração e invocação ao Espírito Santo, alcança de Leão XIII, três documentos importantes: O Breve “Provida Matris Charitate” de 5 de Maio de 1895, quando o Papa promulga a obrigação da Novena de Pentecostes para a Igreja inteira; A Encíclica “Divinum Illud Munus” de 9 de Maio de 1897 e a Carta aos Bispos “Ad fovendum in Christiano Populo” de 18 de Abril, como um pedido reforçado para celebrar a Novena todos os anos e maior diligência da parte dos pregadores para que transmitissem ao povo a doutrina sobre o Espírito Santo.

 É nesta prospectiva que Elena Guerra concebe e inicia o “Cenáculo Universal” como movimento de oração ao Espírito Santo.

  Elena morreu no dia 11 de Abril de 1914, com o grande desejo no coração de ver “os cristãos modernos” tomando consciência da presença e da ação do Espírito Santo em suas vidas, condição indispensável para um verdadeiro “renovamento da face da terra”.

  Faltando poucos dias para a convocação do Concílio Vaticano II, o verdadeiro Pentecostes dos nossos tempos, o Papa João XXIII, eleva Elena Guerra a honra dos altares em 26 de Abril de 1959, fazendo-a a primeira Beata do seu Pontificado, quando a definiu “Apóstola do Espírito Santo dos tempos modernos”. Naquele dia, em sua homilia, o Papa afirmou: “A mensagem de Elena Guerra é sempre atual. Todos nós sentimos a necessidade de uma contínua Efusão do Espírito Santo, como a de um Novo Pentecostes, que renove a Terra”.

 Nenhum outro santo deu tanto, orou tanto e sofreu tanto pela causa do Espírito Santo como Elena Guerra. Jovens, precisamos conhecê-la mais! Ela nos exorta: “Outrora, Jesus manifestou seu Sagrado Coração, agora quer manifestar o seu Espírito!”. Oremos como ela, para que no nosso tempo, o Espírito Santo seja “mais conhecido, amado e invocado”.


Renascer – Oração da beata Elena Guerra


Peço-te, ó Jesus, de renascer, mas de renascer do alto
Peço-te rebatizar-me e renovar-me no teu Espírito…
Ele seja sempre a inspiração dos meus pensamentos
O estímulo da minha vontade, o centro dos meus afetos
O guia das minhas palavras, o sustento da minha esperança
O motivo e o fim de minhas ações, o amigo do meu coração
O companheiro da vida, o meu conforto na morte
O meu tesouro para a eternidade…
Que a minha vida seja um incessante renascer e crescer no Espírito.

E que tal termos ela como exemplo hein?
E assim como Beata Elena Guerra, possamos também ter uma vontade de semear a Cultura de Pentecostes.

Semana que vem tem mais Sentinelas
Fiquem LIGADOS.
Paz e FOGO.

Um comentário:

  1. Que a vida de Elena Guerra, inspire muitos jovens a buscar a Deus pelo Espírito Santo...Elena guerra, rogai por nós...

    ResponderExcluir